Monitoria de graduação

A monitoria é um processo acadêmico por meio do qual alunos auxiliam alunos regularmente matriculados e ajudam na promoção de ensino/aprendizagem. Os monitores de uma disciplina são alunos de graduação que já obtiveram aprovação na disciplina acima da média e oferecem apoio pedagógico ao professor da disciplina e aos alunos. A monitoria pode despertar o interesse pela docência, se configurando uma iniciação à prática docente por meio do desenvolvimento de atividades ligadas ao ensino. No GPP, há uma alta demanda pela atividade de monitoria e tem se revelado uma boa experiência de prática docente. (PPG, GPP; 2018 p. 69)

A monitoria é prevista na Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 008/1990 e pode ser realizada nas modalidades remunerada e voluntária. O DEG também in DEG - Monitoria (unb.br)

• Pontos importantes:
  1. Ao monitor, após conclusão com aproveitamento das atividades, e a homologação do DEG caberá:
    1. Concessão de 02 (dois) créditos pela atividade no período e;
    2. Registro da atividade em Histórico Escolar.
  2. A concessão de créditos integralizará o limite permitido para o Módulo Livre e integralizará tanto o limite permitido para o módulo livre quanto o cumprimento de condição.
  3. A monitoria remunerada por bolsa não gera qualquer tipo de vínculo empregatício entre o aluno e a FUB.
  4. A monitoria não poderá ser exercida em período em que o aluno tenha registrado trancamento geral de matrícula (TGM – automático ou justificado), tendo em vista que o trancamento pressupõe a paralisação de todas as atividades acadêmicas
  5. As atividades do monitor obedecerão à programação elaborada pelo professor responsável pela disciplina
  6. O aluno poderá inscrever-se em mais de uma atividade, porém somente será permitido exercer uma monitoria por período letivo.
  •  Inscrição nas monitorias:

É necessário seguir os seguintes procedimentos:

1.  Leitura obrigatória do Edital nº 2/2023 com as condições de inscrição e vagas por disciplina;
  2.  Preencher o Formulário de Inscrição de Monitoria em todos os campos solicitados;

última atualização: 04/11/2022