Prezad@s,

Com intuito de auxilia-los com os procedimentos para formatura, reunimos algumas informações com SAA e CERI de procedimentos que devem ser adotados pelos discentes.

Colação de Grau:

As colações de grau dos cursos de graduação da UnB são organizadas de forma autônoma pelos institutos e faculdades da instituição. A medida, prevista no Ato da Reitoria N° 1734/2018, permitirá que as cerimônias atendam às particularidades de cada unidade e suas respectivas comunidades acadêmicas.

A solenidade poderá ser realizada dentro ou fora da UnB. A escolha do local, data e de outros aspectos que envolvam o planejamento e os formatos do evento serão determinados articulação direta dos formandos, através da Comissão de Formatura.

* Somente poderá ser outorgado o grau ao aluno que constar na Lista de Alunos Formados do SIGAA, que será enviada ao fim de cada semestre para os alunos.

Comissão de Formatura

A Comissão de Formatura é a instância de representação dos formados junto às unidades acadêmicas e administravas da UnB envolvidas (direta ou indiretamente) na organização das colações de grau, devendo acompanhar cada um dos passos descritos neste guia, para o bom andamento da organização e realização da cerimônia. A Comissão de Formatura deve contar com representantes discentes e, pelo menos, um servidor (docente ou técnico) da Universidade. Cabe à Comissão de Formatura conceber a cerimônia de colação de grau, respeitando os parâmetros básicos de protocolo para essa solenidade. Desse modo, as comissões de formatura têm liberdade para gerar inovações, visando melhor representar a cultura acadêmica do curso, a trajetória e as condições presentes da turma de formados, na concepção e realização da cerimônia de colação de grau.

Para apoio na realização da colação, confira os materiais de apoio disponíveis para as Secretarias e Comissão de Formatura na página do CERI/UnB: http://cerimonial.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26&Itemid=698

Sugerimos que a Comissão entre em contato com a Coordenadora do curso Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para melhor alinhamento dos procedimentos.

Registro de Diploma:

Solicitamos encaminhar o documento de identidade (RG ou CNH), o certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso) e o histórico escolar do Ensino Médio (frente e verso) via SIGAA (conforme páginas 24 a 27 do manual http://portalsig.unb.br/images/Manuais/manual_discente_abaensino.pdf ):

SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Ensino → Solicitar Validação de Documentos para Registro de Diploma

Os documentos devem ser enviados de forma que estejam legíveis e em formato PDF. Fique atento(a) à situação da sua solicitação. Caso seja negada, você deverá entrar com uma nova solicitação de validação de documentos.

Essas e outra informações estão disponíveis na página do Cerimonial UnB e SAA/UnB esperamos ajuda-los e ficamos a disposição para maiores esclarecimentos.

* É obrigatório realizar a colação de grau para emissão de diploma.

Colação de Grau Simplificada:

O discente poderá solicitar a Colação de Grau simplificada desde que comprove estar em acordo com a Instrução da Reitoria UnB Nº 0001/2019. Para realizar a solicitação o discente deverá preencher o formulário pelo link logo abaixo:

Cerimônia pré-agendada devido à necessidade do aluno em antecipar sua colação de grau, nos seguintes casos:
 I. Aprovação em processo de admissão em programa de pós-graduação, ou inscrição em processo seletivo de igual grau, mediante comprovação da obrigatoriedade da outorga por parte da instituição para a qual o formando pretende se submeter;

II. Posse em cargo ou emprego público, com publicação de resultado no Diário Oficial da respectiva nomeação ou convocação da instituição para etapas classificatórias subsequentes;

III. Registro em conselho de classe, como condicional aos casos citados nos incisos I e II;

IV. Mudança de estado ou de país, com apresentação de comprovante de endereço em outra localidade no nome do formando;

V. Transferência ex officio, mediante apresentação de documentação comprobatória;

VI. Doenças impeditivas, mediante apresentação de atestado médico.
* Após preencher e enviar o formulário, envie um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando que inseriu a solicitação no formulário, para que os trâmites sejam iniciados.
* A colação ocorrerá em um momento oportuno.

Outorga de Grau Antecipada:

O aluno regular de graduação que é provável formando no semestre, ou considerado provável formando no semestre subsequente, poderá, em caráter excepcional, solicitar ao Colegiado de Curso de Graduação outorga antecipada, que consiste em abreviação da duração do Curso de Graduação mediante a realização de avaliação(ões) específica(s), perante banca examinadora, que terá(ão) por objetivo demonstrar extraordinário aproveitamento nos estudos.

Na Universidade de Brasília, a outorga antecipada está normatizada pelo Decanato de Ensino de Graduação, Resolução da Câmara de Ensino de Graduação Nº 02/2008, atendendo as instruções.

* O Colegiado de Curso de Graduação, que se pronunciará sobre a pertinência da solicitação em até 30 dias.

Ficamos à disposição.