TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

O trancamento justificado de matrícula é realizado pelo próprio aluno. O procedimento e o manual ficam disponíveis no site da SAA.

TIPOS DE TRANCAMENTO:

Existem 4 (quatro) modalidades de trancamento: 2 (duas) parciais (de disciplina) e 2 (duas) gerais. Ambos podem ser automático ou justificado, conforme é explicado no texto abaixo.

TRANCAMENTO AUTOMÁTICO:

O aluno pode solicitar o trancamento geral de matrícula (TGM), o qual implica a suspensão de todas as atividades acadêmicas do estudante, sem perda de seu vínculo regular com a Universidade. Deverá ser requerido antes de completado 75% (setenta e cinco por cento) do semestre em que é pleiteado e será concedido automaticamente, sem impacto no IRA, por até dois semestres, consecutivos ou não. O aluno pode solicitar o trancamento parcial de matrícula (TR), o qual implica a suspensão das atividades curriculares do estudante em determinada(s) disciplina(s), sem prejuízo da avaliação nas demais disciplinas em que permanecer matriculado. Deverá ser requerido antes de completado 50% (cinquenta por cento) do semestre em que é pleiteado, e será concedido automaticamente. Essas solicitações são feitas diretamente pelo SIGAA. Portal do discente> Solicitação de Trancamento de Matrícula.

TRANCAMENTO JUSTIFICADO:

O aluno a qualquer momento pode solicitar o trancamento geral ou parcial justificado, desde que solicitados dentro de dois anos a partir do prazo limite para seu requerimento original ou a partir da cessação do motivo concreto que impossibilitou o estudante de efetivar o pleito na época correta. É necessário estar munido de comprovantes, por exemplo, no caso de motivo de saúde, o laudo/atestado médico. Deve-se digitalizar e anexar no SEI tais documentos.

O requerente deve indicar o(s) semestre(s) no qual deseja que seja realizado o trancamento, conforme os exemplos abaixo:

• Solicito o trancamento apenas do 2º semestre de 2019;

• Solicito o trancamento do 2º semestre de 2019 até o 1º de 2020;

• Lembramos que o trancamento parcial de matrícula deve ser feito um por semestre. Essas solicitações são feitas diretamente no site www.aluno.unb.br/peticionamento-aluno.

Para dúvidas mais específicas sobre o assunto, recomendamos contactar os email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ) conforme descrito ao fim do manual, ou para SAA(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Importante - Trancamentos durante a pandemia do Covid-19 no 1/2021

De acordo com a Resolução do CEPE Nº0052/2021, em seu art. 9º, §2º Trancamentos realizados na vigência desta resolução, independentemente de sua modalidade ou natureza, não serão considerados para efeito de cálculo dos limites de trancamentos estabelecidos pela Resolução CEPE n. 104/2018.

REINTEGRAÇÃO

"O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, contextualiza que a reintegração é o processo de readmissão de estudantes desligados da UnB por descumprimento de requisitos da Instituição. “Esse processo representa não apenas uma nova chance para que o estudante conclua seu curso, como uma oportunidade para a Universidade cumprir efetivamente seu papel social na formação de profissionais e cidadãos”, reitera. O cancelamento de matrícula acontece por quatro principais motivos: ter sido reprovado três vezes em uma mesma disciplina obrigatória; não ter cumprido condição; ter terminado o período máximo de permanência na Universidade; e por abandono ou saída voluntária. Como geralmente o desligamento está relacionado a problemas no desempenho acadêmico, o decano diz que “é comum que os estudantes apresentem justificativas que demonstrem que as dificuldades foram pontuais e providências foram tomadas para saná-las, descrevendo ainda as razões pelas quais solicita uma nova chance junto à Instituição”. Vale mencionar que a reintegração é analisada primeiramente pelo colegiado do curso." (UnB notícias)

Para pleitear a reintegração, pode-se seguir o manual que explica todas as etapas, inclusive a de recurso por meio de processos intercorrentes, caso o estudante queira acionar a esfera recursal após o resultado.

última atualização: 21/05/2021