Semestralmente, o Decanato de Graduação (DEG), em conjunto com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), publicam os editais de Alteração de Opção, conforme Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE – n.º 0193/2015, que se aplica somente aos cursos presenciais.

O(A) estudante poderá solicitar a alteração de opção durante o prazo previsto no Calendário Acadêmico/Edital de Alteração de Opção vigente para o período letivo (semestre).

Atualmente, o GPP possui 2 currículos.

Para a solicitação de mudança de currículo, é necessário que o(a) discente realize o Peticionamento Eletrônico via SEI.

Algumas instruções sobre a mudança de currículo:

Para começar, é importante saber que temos duas matrizes em vigor: a antiga e a nova, que começou em 2019.2. Vejam as diferenças na estrutura:

As principais diferenças entre os dois currículos são:

1. Matemática deixa de ser obrigatória
  2. Residência e Monografia passam a ser AMBAS obrigatórias (no currículo antigo, era possível escolher entre uma ou outra). Com isso, muito provavelmente, o(a) aluno(a) cursará, no mínimo, um semestre a mais, em função das quatro disciplinas finais, sequenciais e obrigatórias: Metodologia, Projeto de pesquisa, RPP e Mono.
  3. A disciplina de Cargos no Serviço Público deve ser cursada como equivalente à disciplina Introdução em Gestão de Políticas Públicas, pois esta continua sendo exclusiva para os alunos calouros e, portanto, não pode ser cursada por quem mudou de currículo. Essa é a única diferença, pois as demais serão ofertadas automaticamente nos semestres correlatos (na verdade, no segundo e no terceiro semestres não há mudança de disciplina, mas somente no quarto semestre).

Assim, todos os ingressantes a partir de 2019.2 já estão automaticamente matriculados no novo currículo, mas os que estão no currículo antigo poderão fazer a migração. Para saber se vale a pena, é preciso considerar o seguinte:
  • Essa é uma escolha muito importante e que deve ser feita de modo consciente, pois é de responsabilidade exclusiva do(a) aluno(a). A mudança de currículo, em princípio, é mais interessante para os alunos de 2019/1, se formos pensar no tempo de conclusão do curso, mas é uma escolha de cada um(a), pois também vem acompanhada de uma melhor proposta curricular, inclusive mais alinhada às Diretrizes Curriculares do Campo de Públicas.
  • Aconselhamos a mudar quando o(a) aluno(a) estiver bastante interessado em melhorar a sua formação, pois o novo currículo é mais completo, mas ele(ela) vai fazer, pelo menos, um semestre a mais, pois residência e TCC passam a ser, AMBAS, obrigatórias.

Impedimentos:

• A autorização para mudança de currículo, em qualquer hipótese, será concedida apenas uma vez e implicará o cumprimento das adaptações curriculares necessárias.

Período de solicitação:

• O período de solicitação de Mudança de Currículo é definido pela SAA no Calendário por Atividades, em um Edital próprio.

Algo muito importante: ainda que a disciplina IGPP (Introdução à Gestão de políticas públicas) componha o novo currículo, ela é EXCLUSIVA para os novos ingressantes. Assim, quem mudar de currículo interessado em cursá-la não poderá fazer isso e deverá, forçosamente, cumprir a disciplina de Cargos (IGPP substitui Cargos no novo currículo, mas com conteúdo e abordagem próprios). Outra disciplina que desaparece do novo currículo é OAPF, mas essa será ofertada até que tenhamos aluno(a) para cursá-la.