Processo Seletivo para estudante ingressante por Ações Afirmativas

PIBIC sobre o Campo de Públicas

O Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica “Campo de Públicas e seus docentes: trajetórias, perfis e articulações de cursos e docentes” está com vaga para um(a) bolsista de Iniciação Científica que seja ingressante na Universidade por meio de Ações Afirmativas. O problema da pesquisa é: “de que forma se estabelecem as perspectivas, fronteiras disciplinares, interrelações, permeabilidades e incidências do Campo de Públicas?” O objetivo geral da pesquisa é realizar o diagnóstico do campo de conhecimentos “de públicas” no Brasil, a partir dos cursos e docentes que o integram. Os objetivos específicos do projeto são os seguintes:

• Descrever as trajetórias e as produções acadêmicas de docentes do Campo de Públicas;
  • Apontar  os aspectos geográficos, disciplinares e pedagógicos de atuação  do campo;
  • Identificar as articulações entre os cursos e as instituições do Campo de Públicas;
  • Apresentar as perspectivas docentes sobre a qualidade dos processos formativos.

A/o estudante selecionada/o realizará levantamento e análises sobre cursos das regiões Norte e Sul do Brasil, em colaboração com a equipe de pesquisa coordenada por Fernanda Cruz e Suylan Midlej, em vinculação com a Rede de Pesquisa do Campo de Públicas, articulada pela Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP) e a Fundação João Pinheiro.

A bolsa de pesquisa PIBIC AF é de R$ 400,00 mensais e se dará a partir da seleção, até julho de 2022.

Para participar, será indispensável ser ingressante por meio de ações afirmativas, estar no 3º semestre ou posterior, ter acesso à internet para a realização das atividades e disponibilidade de 20h semanais para dedicação à pesquisa. Preferencialmente, deverá ser estudante de Gestão de Políticas Públicas da UnB ou de Gestão Pública do IFB.

Caso cumpra com esses requisitos e tenha interesse em colaborar com o projeto, envie e-mail até 22/10, indicando:

- Nome completo

- Número de matrícula

- Semestre

- IRA

- Telefone/whatsapp

- Carta de motivação (até 20 linhas ou 2000 caracteres com espaço)

Cordialmente,

Fernanda Natasha Bravo Cruz